No primeiro livro de Samuel relata que Ana não possuía filhos e isso lhe incomodava, pois Penina, a outra esposa de Elcana, perturbava Ana constantemente exibindo os filhos.
Os Filhos – Uma Bênção
De acordo com a Bíblia, filhos são uma benção que vem do Senhor, “o fruto do ventre o seu galardão.” (Sal 127:3). Não são só os filhos que são uma benção, mas também os filhos dos filhos são “a coroa dos velhos” (Prov. 17:6). Tanto mais os filhos quanto mais as bênçãos parecem ser o que a Bíblia relata sobre os filhos (Sal 127:3-5). O fato de não ter filhos era uma vergonha (Gên. 30:22,23) e opróbrio que significa grande desonra pública (Lucas 1:25). Quando Deus queria abençoar um casal Ele dava filhos (Abraão e Sara – Gên. 17:20; Ana – I Sam 1:3-27; Isabel – Luc 1). Se vamos ter a mesma atitude que Deus tem deste assunto devemos já nos dobrar à idéia que filhos, em qualquer época, não são menos que uma bênção. Para um estudo desta atitude, estude Gên. 30:1-24 e veja as reações das esposas de Jacó em terem filhos.
O voto de Ana
O que devemos analisar nesse texto é o fato de Ana fazer um voto e oferecer seu primeiro filho para a obra de Deus, por que ela faria isso e por que seu marido concordaria com isso?
Elcana era levita conforme descrito em 1 Crônicas 6:16-23, alguns dizem que ele era efraimita conforme descrito em 1 Samuel 1:1, mas ele apenas residia na cidade de Efraim, pois como diz em Deuteronômio 10:8 e 9 os levitas foram separados para fazer a obra do Senhor e por esse motivo não possuem terra ou herança, a herança deles é o Senhor, sendo assim em cada tribo havia uma porção de levitas.
Ana sabia como a casa (tabernáculo) do Senhor estava em Siló, pois como nos dias de hoje as fofocas correm. Vendo que o Sumo-sacerdote Eli não estava desempenhando bem seu papel como pai e isso colocaria em risco os trabalhos no Tabernáculo.
Eli foi 7º Sacerdote e 14º juiz sobre Israel, viveu por volta de 1100 a.e.c., seus dois filhos Hofni e Finéias eram ímpios, adúlteros, desobedientes e irresponsáveis. Os filhos de Eli cresceram em meio às atividades do santuário do Senhor. Conheciam cada detalhe e sabiam que no futuro estariam assumindo as funções do pai. Só que o mais importante eles desconheciam, o caráter de Deus e suas exigências. Eles eram ímpios e por isso foram reprovados.
Função de um sacerdote
A função deles era servir como líderes no culto a Deus. O sacerdote era um mediador entre Deus e o povo. Sua função era também a de oferecer os sacrifícios e orar em favor do povo. Essa forma de sacerdócio foi praticada no tabernáculo e também no templo de Jerusalém.
Curiosidade
Algumas tradução do livro de Samuel fala que Eli estava no Templo do Senhor, quando na verdade estava querendo a se referir a Tabernáculo.
Lembrando que Tabernáculo é um Santuário, mas um Santuário não é um Tabernáculo, pois Santuário significa lugar santo e na cidade de Siquém havia um santuário conforme descrito em Josué 24:25 ao 26, mas o Tabernáculo ficava em Siló.
Josué, depois da conquista da terra por Israel, a princípio estabeleceu seu lar em Gilgal, mas depois mudou-se para Siló (Jz. 14.6; 18.1). O tabernáculo foi erguido ali e a cidade tornou-se um importante santuário; na época dos juízes, o local reteve seu lugar como o centro dos cultos ao Senhor (Jz. 18.31).
Siló significa descanso e Gilgal significa o círculo (de pedra)
Voltando a Ana e Elcana
Como Ana era esposa de um levita ela conhecia as responsabilidades para com a obra do Senhor e viu como estava sendo conduzido as coisas no Tabernáculo do Senhor.
Possivelmente ela conversou com seu marido e lhe explicou a importância de reestabelecer a ordem na casa de Deus, sendo assim ela colocou em seu coração que se o Eterno a abençoasse com um filho, este seria separado para a obra tendo em vista que Elcana era levita e o sacerdócio deve ser executado por um levita, assim Deus concretizou sua reforma através de Ana usando uma provação para executar uma benção.
Devemos lembrar que apenas o fato de ser um levita ou desempenhar o papel de sacerdote como Eli fazia não garante a redenção.