Uma Carta para o Eterno Deus de Israel

A carta é um manuscrito destinado a estabelecer uma comunicação interpessoal particular ou coletiva entre pessoas ou uma organização. Após a invenção da escrita a carta sempre foi o principal meio de comunicação à distância. No século 19 teve um recuo devido a invenção do telefone e nos dias de hoje é utilizada em sua maioria para comunicação comercial, pois teve uma queda significativa em seu uso desde a criação do e-mail para mensagens mais formais e também do sms, popularmente conhecido como “torpedo” para mensagens menos formais, e em seguida com a popularização da internet vieram programas como icq, msn messenger, orkut, facebook, whatsApp e etc.

Por causa da carta era necessário um mensageiro para levá-la até o destinatário, esse tipo de serviço acabou criando empresas no mundo inteiro, aqui no Brasil temos os correios. Na Roma antiga do século 19 já existia empresa de serviço postal.

Geralmente mandamos cartas para quem conhecemos, dificilmente entraremos em contato com quem não conhecemos, pois corremos o risco de não obter resposta. Quando vemos uma campanha intitulada “Uma Carta para Deus” podemos pensar os motivos que nos levariam a enviar uma carta para Deus, os principais são dois: pedir e agradecer.

Infelizmente com a igreja moderna do século 21 o que mais vemos são pessoas pedindo coisas materiais, ou como é dito no meio dos irmãos, “bençãos materiais”. No final do século 20 popularizou a “Teologia da Prosperidade”, uma forma não tradicional de interpretar a bíblia onde diz que a benção financeira é o desejo de Deus para o homem, onde devemos fazer discursos positivos, não aceitar a pobreza e nem a doença, e quanto mais ajudarmos a igreja, mais seremos abençoados. Mas será que isso é bíblico? Vamos ver o que Yeshua disse sobre pedir.

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” João 14:13

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.” Mateus 21:21,22

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10

E eles se admiravam ainda mais, dizendo entre si: Quem poderá, pois, salvar-se? Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.” Marcos 10:26-30

Através desses versículos podemos tentar interpretar de maneira errada que tudo o que pedirmos tem que acontecer, basta ter fé. Mas muitos de nós pedimos, oramos, clamamos, fazemos campanhas, votos e nem sempre nosso pedido é atendido. E para entender o porque disso temos duas respostas.

De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Tiago 4:1-5

Vemos no versículo acima que muitos não recebem, pois pedem apenas para seu próprio deleite. Qual a sua missão aqui na terra? É viver uma vida de luxo e próspera ou ser sacerdote do Eterno e levar a palavra a todas as pessoas? O apóstolo Ya’akov deixa isso bem claro em sua exortação. Qual tem sido os nossos pedidos para Deus? São em favor da obra do Eterno ou apenas para nosso próprio deleite?

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

Atos 3:1-7

No trecho acima podemos ver que os apóstolos não possuíam bens materiais para dar para aquela pessoa, eles não eram ricos, ao contrário viviam de ofertas e largaram seus empregos para fazer a obra de Deus.

Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.

2 Tessalonicenses 3:8-12

O apóstolo Sha’ul mesmo aconselha a trabalhar para que não venhamos a ser peso para nosso irmão, se realmente a teologia da prosperidade funcionasse, os apóstolos não precisariam trabalhar.

Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;
E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos,
Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento.
E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis.
E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz.
E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.

Mateus 10:5-14

Aqui vemos mais uma vez um exemplo de que eles não possuíam riquezas, pois não foi para ter uma vida de luxo e viver ostentando nas redes sociais que nosso Deus nos chamou e sim para anunciar o reino dEle.

Deus sabe exatamente do que precisamos e também conhece a nossa capacidade de administrar o que nos é dado. Eu costumo sempre utilizar o exemplo de um pai que dá um carro para o filho de 12 anos, na sua opinião esse pai foi sensato? Ele ama o filho e lhe deu o presente que o filho tanto queria, mas será que o filho tem maturidade para administrar o presente que recebeu? Deus é sensato e Ele só nos dará aquilo que temos capacidade para administrar.

Falamos das “bençãos materiais”, agora vamos falar de saúde. Precisamos compreender os problemas de saúde que passamos. Na maioria das vezes ou em quase sua totalidade a culpa é nossa, pois comemos alimentos industrializados, enlatados, processados, que são cheios de conservantes e na maioria das vezes cancerígenos. É incrível a igreja proibir os membros de fumar, mas não proíbem de tomar refrigerante, consumir frituras e diversas outras comidas que fazem mal para nossa saúde. Após anos se alimentando de forma errada contraímos uma doença e depois questionamos Deus o por quê estamos passando por esse momento e clamamos desesperadamente pela cura. E eu lhe pergunto, o que Deus tem a ver com suas péssimas escolhas? Você está estragando sua saúde durante anos e agora que a bomba estourou Deus é obrigado a lhe socorrer?

Há outros tipos de doenças que não estão relacionados a alimentação, são doenças genéticas, mas boa parte dela a culpa também é nossa. Quem antes de casar ou ter um filho fez um teste de compatibilidade de DNA para saber se desse relacionamento os filhos ou suas futuras gerações poderiam ter algum tipo de doença genética através do cruzamento do DNA dos pais? O mundo não está preocupado com isso, eles querem saber sobre o novo iPhone, sobre coisas desnecessárias que não acrescentará nada em nossa vida.

Quero entrar agora no segundo motivo do porquê muitas de nossas orações não são respondidas.

E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.
E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
E disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho.

Gênesis 18:9-14

Abraão esperou 25 anos pela promessa de Deus, infelizmente ele se precipitou e acabou tendo filho com a concubina Hagar, e essa relação gera transtorno para o povo de Israel até os dias de Hoje, Abraão não soube esperar o tempo de Deus, mas a promessa foi cumprida. Mesmo Sara estando na menopausa, seu tempo de gerar vidas havia cessado, mas não há nada impossível para Deus.

Temos também o exemplo de Yosef filho de Ya’akov que foi vendido como escravo aos 17 anos, e durante 13 anos ele foi tratado como escravo, sofreu perseguição foi preso por uma falsa acusação, mas tudo isso não abalou a fé de Yosef, ele se manteve fiel ao Eterno.

Moshê viu seu povo sofrendo nas mãos dos egípcios e acabou cometendo um assassinato, o plano de Deus era utilizar ele como instrumento para libertar o povo da escravidão. O mais interessante é que o povo não tinha esperança de sair do Egito, o pedido deles para Deus era que faraó diminuísse os maus tratos, que diminuísse a jornada de trabalho, pois eles estavam ali há quase 400 anos. Foi necessário Deus levantar um homem hebreu que não era escravo, foi criado pelos egípcios, possuía uma forma diferente de pensar para que entendesse que sair dali era possível, mas, mesmo assim, ele foi preparado por 40 anos em Midiã para depois retornar ao Egito e tirar o povo da escravidão. O mais intrigante é que o povo depois de ser livre do Egito, ainda ficaram 40 anos no deserto, pois Deus estava moldando uma nação escolhida. Se olharmos geograficamente para o mapa podemos ver que não demora 40 anos para atravessar o deserto, mas Deus fez assim, pois precisava tratar com aquele povo.

Quantos anos Ana, esposa do levita Elcana esperou para ter um filho? O tempo exato não sabemos, mas a bíblia relata que durante anos ela ia ao templo clamar por um filho, vemos no texto que ela sofria por não poder ter filhos e mesmo assim continuou clamando.

Até mesmo o próprio Yeshua aguardou até os 30 anos para iniciar seu ministério, e pela cultura judaica sabemos que essa é a idade a qual era permitido um levita iniciar o sacerdócio de forma integral, Yeshua é da tribo de Judá e sumo sacerdote através do sacerdócio estabelecido por Melquisedeque, Rei e sacerdote, mesmo sendo o Messias Ele respeitou a tradição e iniciou a obra aos 30 anos.

Para concluirmos o estudo, analise o que está pedindo para Deus, repense suas petições e o seu posicionamento como servo do Eterno. E o mais importante se você pediu e não recebeu analise o motivo, você está pedindo apenas para seu próprio deleite ou ainda não é o tempo de Deus. Se ainda não temos maturidade para administrar aquilo que queremos, cabe a nós amadurecermos e verificar se nosso pedido está dentro da vontade de Deus.

Uma cantora famosa no meio gospel, infelizmente teve seu filho acometido de uma grave doença, diversas pessoas não só do Brasil, mas de diversas partes do mundo estavam orando pela cura do filho dela, mas no fim o que prevaleceu foi a vontade de Deus e não a nossa vontade, afinal de contas Yeshua nos ensinou a orar dizendo: “Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu”, E falando em oração, devemos lembrar que até mesmo Yeshua orava ao Pai, se o próprio Messias que estava junto do Pai desde a criação orava, imagine nós. Que nossa vida possa ser direcionada pela vontade do Eterno e que possamos estar sempre em oração. Que todas as nossas decisões possam ser direcionadas pelo Espírito de Deus. Shalom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *